terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Algum Alento: O Clima Ganhando Voz

Foto da Marcha contra o Aqueci-
mento Global, promovida pela SOS
Clima Terra, Fortaleza, 06/12/2012
Nosso blog está se aproximando das 5000 visitas com menos de três semanas de criação. Ainda é algo muito pequeno, mas acredito que através das redes sociais e da divulgação de material nosso em outros sites, temos conseguido abrir debates importantes junto a esse pequeno público. É importante que multipliquemos as vozes conscientes da gravidade da crise climática e da urgência em mobilizar a sociedade e pressionar formuladores de política e tomadores de decisão em todas as esferas.

Foto da Marcha contra o Aqueci-
mento Global, promovida pela SOS
Clima Terra, Fortaleza, 06/12/2012
Na semana que passou, tive a oportunidade de participar de algumas atividades à luta pela estabilidade e justiça climáticas. No dia 05, foi publicado pequeno artigo que escrevi para o jornal Diário do Nordeste, reproduzido aqui, em meu blog. No dia seguinte, tive a oportunidade de participar da atividade promovida pela SOS Clima Terra, que conseguiu concentrar estudantes em frente à Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, seguida de uma marcha. Enquanto a direção do evento formalizava a entrega de um documento à presidência da AL, aproveitei a oportunidade para literalmente puxar um Deputado pelo braço, e exprimir, enquanto especialista, a posição de que é preciso que aquela questão seja tratada com urgência. A idéia que ele apresentou, de uma Audiência Pública, é boa, mas coloquei que é preciso ir além. No mesmo dia, viajei para Campina Grande e ministrei uma palestra no Instituto Nacional do Semi-Árido no dia seguinte (07/12).


Até o final desta semana, ocorrerão outras duas atividades, para as quais gostaria de convidar os que acompanham o blog e que morem (ou estejam, nessas datas), na minha cidade, Fortaleza.

No dia 13/12, às 18:30 no Auditório da PROGRAD, no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Av. Paranjana, 1700), será transmitido o filme "6 Graus", um documentário extremamente atual, completamente afinado com a ciência do clima e que pode ser assistido aqui (legendas em Português podem ser ativadas, no primeiro botão entre os localizados abaixo do vídeo). 


No dia 15/12, a partir das 9:00, será realizado o 1° Seminário Ecossocialista do PSOL-CE, na sua sede (Av. do Imperador, 1397, no Centro). Farei a palestra de abertura, sobre Mudanças Climáticas. Os convites virtuais para estas duas atividades estão incluídos abaixo:




Tais iniciativas são muito modestas, reconheço. Mas à medida em que mais pessoas saibam o que eu sei, espero que elas se multipliquem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês