sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

2012: O ano mais quente do registro histórico nos EUA

Mapa do ranking de temperaturas em 2012 nos EUA, por
estado. A cor vermelha indica recorde absoluto. Fonte:
http://www.ncdc.noaa.gov/sotc/national/2012/13
A NOAA divulgou o balanço climático do ano de 2012 sobre os EUA (estamos ainda aguardando a divulgação de boletim semelhante para o mundo todo).

O resultado, que já era esperado, é o de que 2012 foi de fato o mais quente do registro histórico nos EUA. A figura ao lado mostra o ranking individual por estado, sendo que a cor vermelha indica um recorde absoluto de temperatura e os tons em laranja representam os locais em que a temperatura ficou "muito acima da média" (19 estados ao todo). Os números indicam a posição no ranking, sendo 118 a indicação de ano mais quente, 117, a de segundo mais quente e assim por diante. Um rápido exame permite identificar um grande número de estados em que 2012 pode não ter sido o mais quente, mas em que foi o segundo ou terceiro.

Temperatura média sobre os EUA, desde o fim do século
XIX: valores anuais (linha azul), curva suavizada (verde)
e linha de tendência indicando aquecimento de mais de
0,7°C por século.
Em 2012, a temperatura média nos EUA foi de 12,95°C. Os negadores das mudanças climáticas costumavam falar muito da década de 1930, nos EUA, que foi realmente bastante quente (embora em várias outras regiões do mundo, não). Havia inclusive o argumento de que o recorde de temperatura de 1998 (de 12,40°C) não seria significativamente maior, do ponto de vista estatístico, do que o registro de 1934 (12,29°C). E agora, que essas marcas anteriores foram pulverizadas? A figura ao lado mostra a evolução, ao longo do tempo, das temperaturas médias sobre os EUA.

Ainda mais impressionantes são outros números, que a NOAA também divulgou, originalmente neste link. Ao longo do ano, 356 recordes de temperatura máxima foram quebrados, contra somente 4 recordes de temperatura mínima. Quase 2/3 do território estadunidense tiveram seca declarada em Setembro, configurando a seca a cobrir a maior área já registrada na história dos EUA. Mais de 99 milhões de habitantes daquele país passaram pelo menos um dia com temperaturas registradas acima de 100°F (ou 37,4°C).

Os eventos extremos também não pouparam os EUA, incluindo, além das ondas de calor e da seca recorde, os furacões Sandy e Isaac, uma tempestade devastadora do tipo "Derecho" e o recorde de incêndios florestais. Estes últimos, por sinal, deixaram uma sequela pessoal. Um dos incêndios, no estado do Colorado, pôs abaixo a casa (de madeira) que costumava pertencer a meu orientador de doutorado, Bill Cotton, hoje emérito na Colorado State University. Ele não morava mais lá (a casa ficava nas montanhas, nas cercanias da cidade de Fort Collins), mas a casa guardava as boas lembranças das celebrações anuais que nosso grupo de pesquisa fazia no outono e Bill se orgulhava de ter participado ativamente de sua construção. A foto, enviada por ele em Julho deste ano, mostra o que sobrou: a chaminé de pedra e uma bandeirinha dos EUA, colocada lá pelo morador que o sucedeu... Simbólico...

Um comentário:

  1. Notadamente, os EUA foram CONTRA o Protocolo de Kyoto ..

    'Aqui se faz .. Aqui se paga ..'

    ResponderExcluir

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês