sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Porque você nunca deve apostar contra um Cientista do Clima!

No "cassino do clima", não é inteligente apostar contra as
leis da natureza. 
Há duas semanas aconteceu em San Francisco, um encontro da American Geophysical Union (AGU): o AGU Fall Meeting. Em meio ao número enorme de sessões que ocorreram, vou chamar atenção para uma, sob o nome curioso de "Apostando na Mudança Climática: mercados de previsões, avaliação de riscos, seguros, consenso científico e decisões sobre políticas". Como revelou o organizador da sessão, Mark Boslough, em um artigo para o Huffington Post divulgando essa sessão, havia uma história interessante por detrás: a história de uma aposta...

JAMES ANNAN CONTRA OS NEGACIONISTAS RUSSOS

A aposta foi feita há 12 anos, entre o climatologista britânico James Annan e os físicos russos Galina Mashnich e Vladimir Bashkirtsev, do Instituto de Física Solar-Terrestre da Divisão Siberiana da Academia Russa de Ciências. A dupla estava tão convencida de que as temperaturas globais realmente iriam começar a cair (como aparentemente o Sr. Molion que anunciava em 2009 que a Terra iria "resfriar nos próximos 22 anos") que apostaram 10 mil dólares nisso. A aposta chegou a ser noticiada pela Revista Nature.

Como o próprio James Annan explica, a aposta é simples. Seriam consideradas as médias de temperatura global, usando a base de dados da NOAA, para dois períodos: 1998-2003 e 2012-2017. Se do primeiro período para o segundo a temperatura caísse, a dupla russa ganharia; se subisse, 10 mil dólares na conta de Annan em 2018.

PAUSA? UMA OVA!

As temperaturas haviam parado de aumentar de 1998 até
antes de 2005? 
Quando a aposta foi feita, estava entrando em voga o famoso mito de que "o aquecimento global parou em 1998". Esse mito chegou mesmo a contaminar setores melhores da mídia, que chegaram a mencionar uma "pausa" no aquecimento global e até mesmo alguns colegas cientistas, que se referiam à suposta ausência de um aumento significativo das temperaturas médias globais como um "hiato" nesse aquecimento.

Claro, tratava-se de uma falácia, mas tão insistentemente agitada que alguns do nosso lado capitularam a esse discurso mentiroso. Nunca houve pausa, ou hiato, ou o que quer que seja. Pelo contrário, o desequilíbrio energético planetário seguiu crescendo durante todo esse período de 1998 para cá, na exata medida em que a concentração de gases de efeito estufa seguiu aumentado. O que acontece é que as temperaturas do ar próximo à superfície como também a temperatura média da troposfera não são as melhores métricas para o aquecimento global, já que é o oceano quem absorve mais de 93% do calor extra retido pelo excedente desses gases no sistema climático terrestre.

Conteúdo de energia na atmosfera (azul) e nos oceanos (preto)
de 1980 a 2013, mostrando que não houve nenhum indício de
"hiato" ou "pausa" no aquecimento global nesse período.
Fonte: Yan et al. (2016).
Um artigo recente de Yan et al. ("O hiato do aquecimento global: desaceleração ou redistribuição?"), se mostra particularmente esclarecedor. A seguir, traduzimos parte do resumo desse trabalho: "As temperaturas médias globais na superfície (TMGS) apresentaram uma taxa de aquecimento menor entre 1998 e 2013 quando comparada à da segunda metade do século XX. Embora não se trate de um hiato verdadeiro na definição estrita do termo, o termo "hiato no aquecimento global" foi usado pelo IPCC (2013). (...) Uma conclusão importante é que esse processo relacionado à TMGS é característico da superfície e não foi causado por uma desaceleração do aquecimento do sistema climático, mas por uma redistribuição de energia no interior dos oceanos".

O artigo, como mostrado na Figura, deixa nítido como o conteúdo de energia térmica nos oceanos (termo dominante diante do muito menor conteúdo energético da atmosfera) continuou a aumentar mesmo nesse período, evidenciando, como os autores colocam explicitamente nas conclusões que o termo "hiato" é "inapropriado".

ADEUS "PAUSA", ADEUS 10 MIL DÓLARES

Se 2017 for "apenas" 1,5°C mais frio que 2016 ainda assim os
russos perdem a aposta. Só uma hecatombe (spoiler: nuclear)
seria capaz de produzir algo assim! 
Conforme os dados da NOAA (e qualquer um/a de vocês pode conferir isso e fazer os gráficos corespondente usando este link) a taxa de aquecimento média foi de 0,112°C por década, tendo subido para 0,142°C por década considerando apenas os últimos 20 anos do século XX. De 1998 a 2013, a melhor linha de tendência é aquela que nos dá um aquecimento de 0,085°C por década, embora 2013 tenha sido apenas marginalmente mais quente que 1998 (respectivamente 0,66°C e 0,62°C acima da média do período 1910-2000). Acontece que se considerarmos os dados do século XXI (lembrando que 2016 ainda está de fora), essa taxa não apenas voltou a subir como já é maior do que aquela do final do século passado, batendo nos 0,156°C/década.

Moral da história: só uma hecatombe fará com que James Annan perca a aposta. Como bem mostra Mark Boslough, físico, em artigo para o Huffington Post, o planeta precisaria resfriar mais de 1,6°C em 2017 para que isso acontecesse. Portanto, quando falamos em hecatombe é hecatombe mesmo.

Para se ter uma ideia, a explosão do Monte Pinatubo em 1991, segundo evidências científicas, teria provocado um resfriamento de 0,4°C. Seria algo necessário algo bem maior do que o Krakatoa, cuja explosão teria produzido um efeito de resfriamento da ordem de 1,2°C em 1883. Até por que a maior explosão vulcânica dos tempos modernos, a do Tambora, em 1815, que expeliu incríveis 180 km³ de matéria para a atmosfera, embora tenha produzido grandes anomalias climáticas em várias partes do mundo (o que em algumas regiões foi chamado de "O Ano Sem Verão"), teria levado globalmente a um resfriamento dessa ordem ou menor (como pode ser conferido no link colocado).

Somente um cenário de "inverno nuclear" produziria um
resfriamento ao ponto de Annan perder a aposta para os
russos. Estes já deveriam jogar a toalha pois para isso seria
necessário haver dois lunáticos à frente dos dois países com
maiores arsenais nucleares e... ei, pera...
Somente uma situação de inverno nuclear nos aproximaria da marca necessária para que os russos ganhem a aposta, o que, portanto nada tem a ver com a hipótese furada que eles apresentaram de mínimo solar ou coisa parecida. Este artigo de Alan Robock mostra que uma guerra nuclear em que o equivalente a 100 bombas de Hiroshima fossem lançadas matando instantaneamente 20 milhões de pessoas, jogando 5 trilhões de gramas de material na estratosfera, teria o potencial de resfriar o planeta em 1,25°C. Bem, o arsenal estadunidense e russo parece ter o potencial de produzir 30 vezes isso, então...


EU TAMBÉM QUERO APOSTAR!

Quando você aperta um negacionista, o que ele
faz? ARREGA!
Ontem, em meu perfil particular na rede social do Sr. Mark Zuckerberg, coloquei um desafio, com o seguinte texto:  "Molion disse em 2009 que o mundo iria resfriar nos próximos 22 anos. Quero fazer uma aposta com ele, Felício ou qualquer outro negacionista, para ser verificada em 2032. Aposto R$ 10.000,00, corrigidos pela inflação, como as temperaturas irão subir. Tudo muito simples e direto. Pega-se a média das temperaturas de 2009 a 2016. Compara-se com a média das temperaturas de 2024 a 2031. Se a temperatura subir, eu ganho. Se cair, eu pago."

A aposta é séria. Não é bravata. Num grupo da mesma rede onde já vi várias baboseiras negacionistas sendo defendidas, ninguém se manifestou. Pedi para vários amigos divulgarem e finalmente obtive um retorno. Mas o sujeito não achou a aposta justa, xingou a NOAA (minha proposta como banco de dados para aferir o resultado), etc. Concedi 0,1°C para ele, disse que ele poderia escolher outra base entre NASA-GISS e HadCRUT, mas a pessoa fugiu (não sem antes me chamar de "climatologista Marx").

O desafio está posto e continua valendo: se algum negacionista realmente acredita que "o aquecimento global é uma farsa", que "o mundo está entrando numa nova era glacial" ou qualquer sandice do gênero, deveria estar disposto a colocar dinheiro nisso. Nem que seja o dinheiro sujo das corporações que eles tanto defendem. Molion e Felício têm a preferência, mas qualquer um de vocês pode tentar ganhar esse "dinheiro fácil" de mim...

Um comentário:

  1. Eu não sei muito sobre, porque não estudei a fundo o assunto como você, mas só os artigos que leio, os videos que assisti e por pura associação de fatos, já fico deprimida. Infelizmente eu prefiro nao pensar mto sobre para me proteger do pessimismo (realidade)

    ResponderExcluir

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês